PDA

View Full Version : Pauliteiros de Miranda geram primeira Geada culturo-tradicional da região


goncalo
08-10-2008, 15:33
Em Dezembro cai uma Geada diferente em Miranda do Douro. A festa, com o nome gelado e olhar sobre as tradições locais de Inverno, vai incluir pauliteiros, oficinas de dança, pequenas percussões, palestras em mirandês e mesmo matança e fumeiro.

O Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro e a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa estão a preparar o primeiro Festival de Cultura Tradicional de Terras de Miranda. O Geada 2008 faz-se de presuntos e salpicões, música, dança e mirandês a rodos.

«Bamos derretir l gelo!», convida a organização em mirandês. Que é como quem diz ‘vamos derreter o gelo’ – com uma cultura quentinha, acrescentamos nós.

O programa do Geada ainda não está disponivel mas estão previstos concertos, oficinas de dança tradicional, pauliteiros, pequenas percussões e fumeiro, matança e palestras em língua mirandesa. Conta-se também uma visita ao Centro de Interpretação Turístico-Ambiental de Miranda do Douro e um passeio pedestre «Na Rota de Vasconcelos».

O objectivo do festival é proporcionar ao público uma visita guiada aos sons e às tradições de Inverno dos antepassados de Miranda do Douro. Assim, mesmo aqueles que se encontram longe dos grandes movimentos culturais têm a oportunidade de se enriquecerem de forma cultural.

O Geada, que decorre logo após o Natal, a 26, 27 e 28 de Dezembro, acontece por altura do terceiro aniversário dos Pauliteiros de Miranda. As pré-inscrições para o Geada 2008 devem ser enviadas para o endereço de correio electrónico pauliteiros@gmail.com (pauliteiros@gmail.com).

O programa será publicado no blogue do Geada 2008 (http://festivalgeada.blogspot.com/) e também aqui (http://agarramestespalos.blogspot.com/)e aqui (http://arjm.blogspot.com/).

In Rascunho.Net (http://rascunho.net/artigo.php?id=2163)