PDA

View Full Version : Candidatura de 15 milhões para projectos no Douro


goncalo
12-12-2008, 02:46
Candidatura de 15 milhões para projectos no Douro

(2008-12-11 08:28)

O projecto "Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro" apresentou uma candidatura de 15 milhões de euros para a concretização de projectos de cooperação entre Vila Real, Régua e Lamego, anunciou hoje o presidente deste último município.

A Douro Alliance é um projecto criado há meio ano e pretende transformar Vila Real, Peso da Régua e Lamego num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento.

Francisco Lopes, que falava no II Fórum da Cidadania, que decorreu hoje, em Lamego, salientou que os 15 milhões de euros servirão para concretizar projectos que irão beneficiar não só os concelhos que integram este eixo urbano, bem como outros municípios do Douro.

Os primeiros projectos de cooperação previstos totalizam 18 iniciativas que incidem sobre quatro eixos estratégicos, designadamente a construção e afirmação da identidade do eixo, a promoção do desenvolvimento sustentável, o reforço da atractividade e competitividade, e a promoção da criatividade e da inovação.

A Douro Alliance pretende criar gabinetes de turismo, de animação e promoção da rede, centros de acolhimento de investigadores (Vila Real) e de artistas (Lamego), e uma plataforma comum empresarial.

Prevê ainda implementar um plano de mobilidade sustentável entre as cidades, construir uma plataforma intermodal no Cais da Régua para melhorar as condições operacionais da actividade turística fluvial e fornecer mais informação aos turistas.

No território do eixo está também previsto efectuar auditorias energéticas aos edifícios e equipamentos públicos para, numa segunda fase, serem executados projectos de eco-eficiência, de forma a cumprir a legislação em vigor.

Francisco Lopes salientou o "grande potencial" do espaço territorial do eixo urbano do Douro, assim como a "massa critica e a capacidade de inovar" que existe neste território.
"Prova disso foi o concurso de ideias e projectos lançado pela Douro Alliance que surpreendeu com a apresentação de cerca de 40 candidaturas", afirmou.

No decorrer do encontro, foi debatido o turismo, o sector agro-alimentar (vinha e vinho), a cultura e a tradição e as marcas territoriais (Rio Douro), temas referenciados como factores de união entre os três municípios.

A Douro Alliance é constituída pelas autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, todas com liderança social-democrata, ainda a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as associações comerciais e industriais de Vila Real, do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real).

As três cidades distam entre si não mais de 30 quilómetros, ligadas pela Auto-Estrada 24, e têm cerca de 100 mil habitantes, dos quais 51 mil residem nas sedes de concelho.

In Jornal do Crédito (http://www.jornaldocredito.pt/portal/index.php?id=30086)

Pouco a pouco lá se aproxima o investimento do interior do país. Esperemos que seja algo para se manter e continue a acontecer de forma a combater cada vez mais a desertificação que não se vê em Espanha 1/10 do que se vê em Portugal onde só apostamos no litoral infelizmente e grandes centros urbanos...